sábado, 10 de outubro de 2015

DIA DAS CRIANÇAS COMEMORADO COM BASTANTE ALEGRIA EM ESFs DE BELMONTE-BA

Neste mês de outubro é um período que se comemora o dia de nossos pequeninos,

assim é um momento onde a maioria das crianças ficam ansiosas na expectativa para ganhar presentes, festinhas doces e bastante brincadeira, e graças ao apoio da sociedade e do comércio foi possível realizar este sonho para  as crianças de Belmonte-Ba nos principais bairros que concentram um grande número de crianças humilde. Parabenizo as equipes de saúde das unidades ESF Anna Martha e ESF Bom Jardim que mesmo diante de tanta dificuldade que se encontram os municípios brasileiros, estiveram 
presente e prestativo na realização do evento. Parabenizo todos que contribuíram para abrilhantar este belíssimo festejo: COMPRATES DISTRIBUIDORA DE MED. E MAT HOSPITALAR, DROGARIA MEDEIROS NETO e DROGARIA PARANA em Medeiros Neto, FARMÁCIA DO TRABALHADOR LIBERDADE em Teixeira de Freitas, ALLANA(farmacêutica), FARMÁCIA CONFIANÇA em Ibiraja-Itanhém e FARMÁCIAS VITORIA em Bertópolis-Mg e Itanhém-Ba.



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Taxas de vigilância sanitária sofrem revisão após 16 anos


Está publicada na edição desta quarta-feira (2/9) do Diário Oficial da União a Portaria Interministerial 701/2015 que atualiza os valores das Taxas de Fiscalização de Vigilância Sanitária (TFVS). Esta é a primeira vez que a taxa é atualizada monetariamente desde o surgimento da Anvisa, em 1999.

A atualização dos valores da taxa tem como base a data de criação do fato gerador de cada taxa, por isso o valor do reajuste é variável de acordo com cada hipótese de incidência do tributo. A atualização tem como base a inflação acumulada desde a criação de cada fato gerador da taxa até o mês de junho de 2015. 




A data limite para o pagamento e protocolo nos valores antigos é o próximo dia 8 de setembro,sendo considerada esta data para a postagem pelos correios, em caso de protocolo por via postal. A partir do dia 9 de setembro de 2015 serão cobrados os valores reajustados.

As orientações sobre procedimentos ou dúvidas em relação à Portaria 701/2015 estão na Nota Técnica 085/2015-GEGAR/GGGAF/SUGES/ANVISA.
Veja aqui a nota técnica. Acesse aqui a tabela com os novos valores das Taxas de Fiscalização de Vigilância Sanitária.








Fonte:  http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2015/taxas+de+vigilancia+sanitaria+sofrem+revisao+apos+16+anos

terça-feira, 24 de março de 2015

sexta-feira, 20 de março de 2015

Unidade de Farmácia Popular rede Pública tem Portas Fechadas em Eunápolis



Fui a cidade de Eunápolis hoje e quando em visita a unidade de Farmácia popular do Brasil para compra de um antibiótico, percebi que não estava aberta e também não aparentava qualquer possibilidade de está funcionando. perguntei então a uma logista da localidade e ela então respondeu.
 - Já faz dias que não abre mais essa farmácia, ela foi fechada.
Fiquei pasmo! Então retornei para casa desacreditado e sem entender o porque de se desfazer de algo com fundamental importância para a população da região. 
Caros farmacêuticos!! 
Se somos um incomodo dentro da nossa função, então para quê deveríamos acreditar na possibilidade de recuperação da saúde de nosso município, estado ou país?
O Governo Federal repassa R$ 12.500,00 mensal de contrapartida aos municípios que possuem Farmácia Popular Pública e os medicamentos fornecidos são geridos pela FIOCRUZ. 
Espero que os municípios que abrirem mão deste benefício não deixem as unidades de saúde em falta dos medicamentos que fazem parte do elenco do Farmácia Popular Pública, pois mesmo que exista drogarias aderidas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular no município o elenco fornecido por estas são bem menores que os das unidades de Farmácia Popular Pública. 

Acesse aqui e veja os medicamentos que fazem parte do elenco da Farmácia Popular Pública



Acesse aqui e veja o elenco de medicamentos das drogarias aderidas ao Programa Aqui tem Farmácia popular.

Programa MEDCASA tem deixado farmacêuticos baianos preocupados


O programa MEDCASA do Governo do Estado da Bahia que fornece medicamentos em casa para a população de grande parte dos municípios baianos, está sem funcionar desde o final do ano de 2014 e já preocupa os farmacêuticos responsáveis técnicos pelo mesmo nos municípios beneficiados. 
O programa fornece medicamentos para hipertensão, diabetes e planejamento familiar. 
Com a crise nos repasses financeiro do Governo Federal para os municípios e as dificuldades do estado em manter o fornecimento de contrapartida de medicamentos do elenco básico, o programa MEDCASA se tornou um meio providencial para o tratamento  e controle de doenças que mais acometem a população brasileira, como é o caso  da hipertensão e diabetes. 
Segundo justificativa dos coordenadores do programa, o motivo pelo qual o mesmo não está funcionando é devido a renovação do processo licitatório para contratação da empresa que fará a entrega dos medicamentos nas residências.
A duvida e incerteza dos farmacêuticos dos municípios que possuem o programa, é que, com a transição de governo muitas alterações foram feita no estado principalmente na área da saúde, o que não deixaria de ser uma possibilidade acabar com o MEDCASA.
Cabe aos farmacêuticos da assistência farmacêutica municipal de cada município e seus gestores tomarem medidas para que se solucione o problema, tendo em vista que o programa MEDCASA  tem como finalidade manter o paciente estabilizado e tem como principal alvo aquele paciente responsável e cuidadoso com o controle da doença.

domingo, 1 de março de 2015

Saiba aqui como renovar o Programa Farmácia Popular do Brasil

Para as drogarias que tiveram a autorização publicada até o dia 31 de dezembro de 2014 é necessário que o responsável legal realize o processo online, no site da caixa econõmica federal, cabe lembrar que é necessário que se tenha em mãos os principais documentos da drogaria (alvará sanitário, certidão negativa do INSS e certificado de regularidade do CRF válido) e para realiziar o processo online utiliza-se o NIS que é o mesmo PIS que também é o mesmo número do cartão cidadão e uma senha de internet que anteriormente foi cadastrada no site da caixa econômica federal.
Há uma grande dificuldade por parte dos proprietários das drogarias quando estes realizam sua primeira renovação do Programa Farmácia Popular do Brasil, pois nem sempre os funcionários da caixa econômica federal estão preparados para configurar o NIS do responsável legal pelo estabelecimento ao SIFAP Sistema do Farmácia Popular. Sem a realização desse processo o responsável pela drogaria não conseguirá renovar o programa e assim correndo risco de ficar bloqueado junto ao SIFAP.

Orientação:
Caso você esteja tendo dificuldades em realizar este processo de renovação, deixe a agência a qual sua drogaria está cadastrado e procure um funcionário de outra agência para auxilia-lo, desde que este já faz o processo a mais tempo. Mas se não conseguir ou ainda permanecer com dificuldades, não espere findar o prazo de renovação, entre em contato através do telefone 73-9989-7285 ou 73-91429441 fale com Dr Reginaldo Costa, farmacêutico que já atua com consultoria há mais de 5 anos e tem um entendimento amplo de todo o processo do programa.

Não espere o bloqueio e explicações sem lógica, procurem quem entende e continue aderido ao Progrma Farmácia Popular do Brasil.