sábado, 30 de junho de 2012

CREDENCIAMENTO EM FARMÁCIA POPULAR SÓ EM 2013

CREDENCIAMENTO
Informamos que o credenciamento de novas farmácias e drogarias no Programa Farmácia Popular do Brasil – Aqui Tem Farmácia Popular está, temporariamente, suspenso desde o dia 22/06/2012 em virtude da meta prevista para o ano de 2012 já ter sido atingida. Somente poderão iniciar o processo de credenciamento as empresas localizadas nos municípios mapeados pelo Plano “Brasil Sem Miséria” que ainda não são abrangidos pelo Programa.

Solicitamos que aguarde novas informações acompanhando por este sítio.

Obs.: As empresas que já foram aprovadas pela CAIXA e já encaminharam o Requerimento e Termo de Adesão – RTA para o Ministério da Saúde – MS serão analisadas e poderão ser credenciadas conforme a meta prevista para o ano de 2012. As demais empresas ficarão arquivadas para análise por ordem cronológica quando o credenciamento for liberado no ano de 2013. Lembrando que a data de validade dos documentos apresentados pela empresa na agência da CAIXA são analisadas pela equipe do MS de acordo com a data de emissão do RTA.

As empresas que efetuaram o pré-cadastro e não concluíram o cadastro on-line até o dia 22/06/2012 somente poderão iniciar o processo novamente quando o credenciamento for liberado no ano de 2013.

RENOVAÇÃO

Informamos que as empresas que não fizeram a renovação cadastral tiveram a conexão ao sistema de vendas do Programa Farmácia Popular bloqueada.

Se ainda houver interesse em regularizar a situação, o representante legal deverá procurar a agência da CAIXA, onde se encontra documentação, para cadastro da senha do Cartão do Cidadão e vinculação do seu NIS no sistema de segurança para acesso ao SIFAP, bem como seguir orientações para cadastro da senha na internet no Manual SIFAP Farmácias, item 9.6 (ver site www.caixa.gov.br/farmaciapopular, aba Documentos para Download).

Após cadastro da senha, acessar sistema no endereço https://sifap.caixa.gov.br/sifap/index.processa?acao=obterDados e atualizar dados do cadastro, matriz e filiais, se for o caso. Entregar a documentação atualizada na agência da CAIXA que irá validar, aprovar e imprimir o RTA - RENOVAÇÃO. Após o recebimento do RTA – RENOVAÇÃO, o Ministério da Saúde realizará a aprovação para que, posteriormente, a conexão ao sistema de vendas seja restabelecida.

Em caso de dúvidas nos procedimentos acima, favor enviar um e-mail para gebes07@caixa.gov.br

Obs.: Somente após regularizar a situação na agência da CAIXA, a empresa deverá encaminhar o RTA – RENOVAÇÃO para analise.fpopular@saude.gov.br solicitando o desbloqueio.



fonte: PORTAL SAÚDE

TEIXEIRA DE FREITAS É A 3ª CIDADE DA BAHIA COM O MAIOR NÚMERO DE DROGARIAS ADERIDAS AO PROGRAMA FARMÁCIA POPULAR

SALVADOR : -----------------------75 

ITABUNA: ---------------------------17

TEIXEIRA DE FREITAS: --------16

ILHEUS:------------------------------12

FEIRA DE SANTANA:-------------11        

quarta-feira, 27 de junho de 2012

NOTÍCIA URGENTE FARMÁCIA POPULAR

ATENÇÃO: Os prazos para renovação e credenciamento estão encerrados.

O Ministério da Saúde estabelece prazo para os estabelecimentos credenciados atualizarem suas peças publicitárias


http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/Comunicado_publicidade_as_260612_.pdf

Audiência discute disposição de medicamentos no balcão da farmácia

26 de junho de 2012





Acontece na próxima quinta-feira (28/6), em Brasília, a audiência pública para tratar da exposição dos  medicamentos isentos de prescrição nos balcões das farmácias e drogarias. A audiência será realizada a partir das 8h30, no auditório da Agência Nacional de Águas (ANA).
Durante o encontro, os presentes poderão discutir e apresentar propostas à Consulta Pública 27/2012, que durante 60 dias recebeu contribuições da sociedade. O documento propõe a revogação de uma instrução normativa da Anvisa, publicada em 2010, que trazia a relação dos medicamentos isentos de prescrição que poderiam permanecer ao alcance dos consumidores.
O auditório da ANA dispõe de 154 lugares e a participação dos interessados será garantida por ordem de chegada, limitada à capacidade máxima do local.
Confira as regras e orientações para participação na Audiência Pública.  
Imprensa / Anvisa

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Anvisa apresenta panorama sobre situação do SNGPC

19 de junho de 2012

Mais de 47 mil estabelecimentos credenciados, 4.186 municípios brasileiros participantes e uma média de 140 mil acessos semanais. Essa é a realidade do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após cinco anos de implantação.
Os dados foram apresentados, nesta terça-feira (19/6), no auditório da Agência em Brasília (DF), durante o III Encontro de Gestores do SNGPC.  Com o sistema, todas as farmácias e drogarias privadas, que comercializam medicamentos sujeitos a controle especial no Brasil, enviam para a Anvisa dados de movimentação desses produtos (aquisição, prescrições/receitas dispensadas, perda e transferências), em períodos de até sete dias.
Anteriormente, o controle era feito manualmente, por meio de registro em livros e de balanços (trimestrais e anuais) encaminhados à vigilância sanitária. “A implementação do SNGPC vem na perspectiva de preencher uma lacuna que já existia, que é a do gerenciamento de dados sobre alguns medicamentos”, afirmou a chefe do Núcleo de Notificação e Investigação em Vigilância  Sanitária da Anvisa, Maria Eugênia Cury, durante a abertura do encontro.
Maria Eugênia destacou, também, que, em cinco anos, o SNGPC evoluiu de uma fase de coleta de dados para uma fase que ela definiu como de informações farmacoepidemiológicas. “O sistema permite que a gente pegue o que acontece no dia a dia das pessoas e transforme em dados que nos subsidiam para que a avaliação do risco sanitário de medicamentos seja aperfeiçoada”, disse a chefe de Núcleo da Agência.
No mesmo sentido, a coordenadora do SNGPC, Márcia Gonçalves, ressaltou a evolução do sistema como um definidor de padrão de informações. “Os dados não eram suficientes para subsidiar uma tomada de decisão em vigilância sanitária capaz de intervir de fato no risco”, explicou Márcia.
O sistema permitiu, ainda, a estruturação de informações sobre o consumo de medicamentos no país, por meio do Boletim de Farmacoepidemiologia do SNGPC e do Mapa Interativo de Farmacoepidemiologia. 
A expectativa é de que o número de informações no sistema aumente a partir de 2013, quando os medicamentos antimicrobianos serão incorporados ao SNGPC. O encontro desta terça-feira fez parte das solenidades de comemoração de cinco anos de implantação do SNGPC.
Acesse aqui o hotsite do SNGPC.