sexta-feira, 20 de março de 2015

Programa MEDCASA tem deixado farmacêuticos baianos preocupados


O programa MEDCASA do Governo do Estado da Bahia que fornece medicamentos em casa para a população de grande parte dos municípios baianos, está sem funcionar desde o final do ano de 2014 e já preocupa os farmacêuticos responsáveis técnicos pelo mesmo nos municípios beneficiados. 
O programa fornece medicamentos para hipertensão, diabetes e planejamento familiar. 
Com a crise nos repasses financeiro do Governo Federal para os municípios e as dificuldades do estado em manter o fornecimento de contrapartida de medicamentos do elenco básico, o programa MEDCASA se tornou um meio providencial para o tratamento  e controle de doenças que mais acometem a população brasileira, como é o caso  da hipertensão e diabetes. 
Segundo justificativa dos coordenadores do programa, o motivo pelo qual o mesmo não está funcionando é devido a renovação do processo licitatório para contratação da empresa que fará a entrega dos medicamentos nas residências.
A duvida e incerteza dos farmacêuticos dos municípios que possuem o programa, é que, com a transição de governo muitas alterações foram feita no estado principalmente na área da saúde, o que não deixaria de ser uma possibilidade acabar com o MEDCASA.
Cabe aos farmacêuticos da assistência farmacêutica municipal de cada município e seus gestores tomarem medidas para que se solucione o problema, tendo em vista que o programa MEDCASA  tem como finalidade manter o paciente estabilizado e tem como principal alvo aquele paciente responsável e cuidadoso com o controle da doença.

Nenhum comentário: